identidade visual restaurante

Identidade do seu Restaurante: 4 passos para criar

Qual é a necessidade de investir e criar uma identidade do seu restaurante? Pesquisas já comprovam que uma marca com branding de qualidade passa uma credibilidade muito maior e impulsiona as vendas, melhorando as resultados do estabelecimento!

Não importa se você está entrando agora no mercado, ou se já está há um tempo empreendendo. Quanto antes você entender a importância da identidade do restaurante, e dedicar tempo e dinheiro para construir uma identidade bem definida, antes você terá um negócio em crescimento.

Tá, mas como é que eu vou fazer isso, se até então eu nem sabia o que era branding?

Primeiramente, tenha profundo conhecimento sobre o seu negócio, sua marca, seu campo de atuação. Então use como ferramentas para a criação da identidade do seu restaurante e para criar estratégias específicas, que deem resultado.

Separamos 4 passos para você seguir e começar hoje mesmo e melhorar a identidade da sua marca!

Identidade de Restaurante
Identidade de Restaurante

01 – Conceito da sua marca para desenvolver a identidade do seu restaurante

Qual é a proposta do seu negócio? Defina com detalhes qual é o cerne do seu estabelecimento gastronômico.

TIPO

Cada estilo de estabelecimento possui uma proposta diferente, que vão gerar experiências diferentes ao consumidor. Por exemplo, quando você vai a um bar, é muito diferente de ir em um bistrô, certo? Ou seja, o ambiente é diferente, a atmosfera criada pela música, comida e decoração é totalmente oposta.

CARDÁPIO

Você vai servir comida italiana? Ou vai ser uma hamburgueria fast-food, ou quem sabe você vai servir comida típica alemã?

Após definir qual o tipo de restaurante, você pode definir então o carro chefe da sua cozinha/cardápio. Isso estará intrinsecamente ligado ao tipo de estabelecimento que você possui ou possuirá.

Definição de cardápio na identidade do restaurante
Definição de cardápio na identidade do restaurante

BEBIDA

Assim como o cardápio, o formato de bar que você escolher vai influenciar a identidade do seu restaurante. Você terá carta de vinhos? Você terá uma choppeira, ou só vai trabalhar com cerveja de garrafa? Quem sabe você terá um bar aberto com barman preparando drinks exclusivos…

Aqui também terá uma relação muito clara com o tipo de estabelecimento, assim como com a comida que você irá servir. Enfim, tente se lembrar de lugares que você foi, ou bons concorrentes, e veja como esses três itens interagem entre si (tipo de restaurante, comida e bebida).

LOCAL

Defina o lugar onde será instalado seu estabelecimento gastronômico.

DICA: consulte os órgãos legais para saber se é possível abrir esse tipo de atividade no local escolhido. Você pode pedir para um contador fazer um consulta prévia, para você não ter problemas.

Supondo que você tem/terá um café modelo take away, então será bom estar localizado num estabelecimento de acesso de pedestres, com boa visibilidade.

Se tiver com dúvida de onde abrir seu restaurante, ou quiser saber mais, acesse nosso outro artigo.

Localização de Restaurante
Localização de Restaurante

02 – O público e a identidade do restaurante

Com base em todas as informações recolhidas, você já pode pensar quem é seu público-alvo. Faça uma pesquisa de mercado para saber como as pessoas que frequentam ou vão frequentar seu espaço se comportam. Quais seus gostos?

Posteriormente se baseie nisso para desenvolver toda a identidade do seu restaurante e desenvolver as estratégias de marketing de maneira assertiva.

03 – Layout do cardápio

Agora você já tem muitas ferramentas para definir seu posicionamento e identidade, inclusive visual. Engana-se quem pensa que vale à pena fazer sozinho, bem como pedir para a gráfica só colocar as informações em um papel.

Com base no perfil do seu público-alvo, você deve desenvolver um layout que disponha os pratos de forma estratégica, que agrade e venda melhor.

DICA: Valorizar mais o prato, seus ingredientes e insumos, deixando o preço menor. Invista em fotos exclusivas dos seus pratos (não pegue imagens prontas que não representam seu cardápio).

04 – Ambiente

Qual será a atmosfera desse ambiente que você está criando? É um lugar agitado, de giro rápido, ou requer um lugar calmo, reservado onde o cliente ficará por mais tempo (ou seja, com mobiliário mais confortável)? Assim como a iluminação e a música ambiente também contribuem para uma melhor experiência, se bem aplicados.

O design apropriado do espaço de um restaurante pode incrementar em mais de 300% o número de clientes. Cada pessoa influencia de 50 a 300 outras pessoas.

Jeff Wuorio
Identidade do Restaurante no ambiente
Identidade do Restaurante no ambiente

A ambientação do espaço é algo que impacta o desempenho dos negócios. Nos bares e restaurantes, ter uma boa decoração faz com que seus clientes estejam propensos a consumir mais. Além disso, pode ser uma vantagem no marketing, pois além de fotos institucionais, os próprios clientes ficam mais aptos a divulgar o espaço.

Estratégia da identidade do seu restaurante

A identidade é a impressão da sua marca e deve estar concisa em todos os aspectos. Em outras palavras, no cardápio servido, no ambiente, no tipo de estabelecimento, e mais. Na escolha das louças que você vai usar, da toalha e/ou jogo americano, do uniforme dos funcionários etc. Se seu estabelecimento é clássico e o cardápio sofisticado, não será interessante optar por louças rústicas, por exemplo.

Igualmente, é importante destacar e estar alinhado à identidade do seu restaurante também no seu posicionamento digital, e no marketing offline, você já viu que alguns lugares produzem e vendem itens exclusivos?

We are Bastards Oub
We Are Bastards – Loja de itens em Pub de marca

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