O layout de loja representa um dos primeiros contatos físicos do cliente com a sua marca, ou seja, influencia diretamente na decisão de compra de um determinado produto e na decisão de retornar ou não a sua loja. Por isso, o layout é uma ferramenta tão importante, afinal, tem o poder de aumentar ou diminuir as vendas.
Se você prefere a primeira opção, confira algumas dicas de layout de loja nesse post!
As pessoas não compram só o produto, elas também compram a experiência e se você quer que ela escolha a sua loja e não outra, então é essencial usar e abusar do seu espaço de venda para criar uma atmosfera confortável ao consumidor. Portanto, é preciso cuidar do seu layout de loja, da decoração, organização, temperatura, limpeza e iluminação.
Para fazer valer à pena todo o desenvolvimento do layout de loja, é necessário levar em conta o tipo do público, afinal, cada público tem suas características e peculiaridades, afetando como se comportam dentro do espaço. É preciso saber alguns itens, como:
- Idade e sexo;
- O poder de compra;
- O estilo de vida;
- O nível de escolaridade, etc.
Essas informações são essenciais para a definição da linguagem , assim como a abordagem que serão utilizadas ao interagir com o cliente.
Se você ainda não sabe definir seu público-alvo, dê uma olhadinha nesse artigo da Hotmart.
ESTRUTURA PARA O LAYOUT DE LOJA
Antes de mais nada vamos analisar um modelo de estrutura de loja estudado por autores do segmento, que pode ser utilizado em qualquer categoria varejista, para entender melhor o layout de loja . De fato a loja é composta basicamente em 5 zonas diferentes de interesse comercial. Essa classificação, além de ser útil como didática, reflete a forma como o comprador se comporta dentro do ponto comercial.
ENTRADA
Primeiramente, sua loja deve ter uma fachada que chame a atenção, se destacando do entorno e conversando com a identidade visual da marca. A área de entrada certamente precisa ser organizada para garantir um fácil acesso. A abertura da porta deve permitir passagem de cadeira de rodas com facilidade, sendo assim acessível, evitando desníveis. Além disso, é preciso conferir a dimensão mínima para vazão do ambiente conforme regulamento dos bombeiros. Nos casos em que a porta deva ficar fechada, dê preferência por vidro, assim é possível vislumbrar sua loja já de fora.
ZONA DE DESCOMPRESSÃO
Compreende o espaço onde são dados os primeiros passos de entrada na loja, é aqui que o cliente vai se ambientando à atmosfera, ou seja, vai se adaptando aos novos estímulos, pode ser uma música, um aroma diferente, temperatura e iluminação adequados. Existem ainda estudos que dizem que nada que permanece ali é percebido pelo consumidor, pelo contrário, se houver muita informação, esta será entendida como um dificultador da entrada na loja. Esta área deve ser proporcional ao tamanho do seu estabelecimento: quanto maior a loja, maior será a zona de descompressão.
ZONA PLATINA
É a área com maior circulação de consumidores. Um espaço ótimo para colocar expositores que prendam a atenção do cliente no setor, seja por meio de um produto exclusivo/lançamento ou uma promoção irresistível. Isso porque é aqui que o cliente busca estímulos que possam sanar sua demanda, uma boa sinalização, ou um material promocional que o convença.
ZONA OURO
É a partir dessa zona que cliente oficialmente se reconhece dentro da loja.
ATENÇÃO: essa área possui o maior percentual de vendas por metro quadrado e está caracterizada por compras por impulso e promoções. Local perfeito para expor seus produtos sazonais.
ZONA PRATA
Aqui o cliente já passa a analisar os produtos com mais cautela, são, portanto, os clientes mais pacientes. Nessa região se a exposição dos produtos atemporais, com linhas mais caras ou produtos destinados a pessoas com mais experiência.
ZONA BRONZE
É o local “menos nobre”, pois possui menos fluxo espontâneo, sendo um bom espaço para conter as áreas de apoio, como caixas, provadores, e espaços complementares (ex.:café), além dos produtos mais básicos/essenciais. Um ótimo exemplo são os supermercados, que local o setor de padaria nessa zona e assim o cliente acaba tendo que passar por todo o ambiente até chegar naquilo que certamente vai comprar.
HOTSPOT OU ÁREA QUENTE DENTRO DO LAYOUT DE LOJA
Estudos comprovam que 80% dos consumidores sem destino farão imediatamente uma curva à direita ao entrar na loja. Isso significa que essa área deve conter sua “parede de impacto“: uma área de exibição que deve causar o maior impacto em seus clientes. Seria um grande erro, por exemplo, posicionar os caixas logo na entrada e à direita, pois, obviamente, o consumidor ainda não está pronto para passar pelo caixa.
CORREDORES
É normal querer expor o máximo de produtos possível, mas isso não necessariamente terá o efeito esperado, pois se o local parecer apertado e causar desconforto no cliente, ele desejará sair o mais rápido possível dali. É preciso ajudá-lo a se sentir confortável, portanto, é importante manter um bom espaço de circulação, garantido que ela flua corretamente.
CAIXAS
O mais importante ao escolher o posicionamento dos caixas é pensar em como não desviar a atenção dos clientes dos espaços de compra/exposição. Porém, deve-se levar em consideração que é preciso ser visível o suficiente para que ninguém tenha dificuldade em encontrá-lo ao pagar as compras.
Uma ótima estratégia de venda é colocar junto aos caixas itens de compra por impulso, próximos ao caixa. Afinal, quem nunca levou aquele chicletes depois no almoço em algum restaurante, não é mesmo? É importante pensar em itens com baixo custo (ex.: chocolates, guloseimas, bebidas geladas, pilhas) ou então de cuidados pessoais, como presto barbas.
SINALIZAÇÃO PARA O LAYOUT DE LOJA
Para que uma loja seja boa de comprar, principalmente se ela for média ou grande, é importante investir em placas de sinalização que possuam bom posicionamento e mensagens claras e legíveis.
COMPORTAMENTO DO CLIENTE DENTRO DO LAYOUT DE LOJA
A lei do menor esforço é sempre a que vale! Ou seja, seguimos um reflexo natural do nosso corpo, buscando minimizar o gasto de energia, por isso damos atenção a aquilo que está localizado no nosso campo de visão e tem fácil acesso. Sendo assim, é bom posicionar os produtos na altura dos olhos, posicionando-os entre 1.20 metros e 1.60 metros de altura, respeitando um ângulo limite de 45 graus do braço para baixo ou para cima.
Sem dúvida, um bom layout de loja é sempre aquele que favorece o conforto do cliente, fazendo com que se sinta à vontade e passe mais tempo no local.
Interação com itens, poder circular pelo espaço e fazer novas descobertas, isso é o que vai cativar seu cliente.
Seja como for, independentemente do tipo de negócio que busca investir é muito importante que seja feito um planejamento. Busque conteúdos, faça consultorias e também se cerque de profissionais capacitados.
NÃO ARRISQUE seu dinheiro e seu tempo em algo incerto!
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