Para renovar o seu ambiente através dos móveis, você pode optar por diversos tipos de serviços, com diferentes profissionais. Primeiramente a ideia de renovação geralmente surge por conta da existência (ou não) do mobiliário dentro do espaço. Além disso a funcionalidade do mobiliário dentro do espaço pode não atender a demanda atual ou, por uma questão de renovação de estilo estético, surge a demanda por um novo tipo de móvel.
Os dois tipos de serviço mais populares são os móveis planejados e o projeto de interiores, ambos os serviços atendem a demanda de renovação, mas cada um deles vai pensar no ambiente de uma forma. E qual a diferença entre eles?
MÓVEIS PLANEJADOS
Frequentemente os móveis planejados são uma categoria de serviço que envolvem profissionais que não são necessariamente arquitetos. O serviço é desenvolvido por lojas especializadas no setor de mobiliário e oferecem um serviço padronizado.
Além disso neste caso os móveis são previamente fabricados, com o tipo de material, acabamento e acessórios pré determinados. Geralmente são definidos módulos padrão para cada tipo de situação e são adaptados para o ambiente onde serão inseridos.
Dessa forma a vantagem desse tipo de serviço é a rapidez de entrega do mobiliário, podendo ser um processo industrializado. Por outro lado a grande desvantagem é a limitação de opções de materiais e design dos móveis, sendo feita uma seleção de quais serão as cores e estilos adotados segundo o catálogo da empresa.
PROJETO DE INTERIORES
O projeto de interiores não só vai projetar os móveis, mas o ambiente como um todo. A princípio o projeto é um processo onde o profissional (arquiteto ou designer) vai entender as necessidades e os gostos específicos do cliente.
Primeiramente uma análise do perfil do cliente é essencial para que assim passemos para o projeto, com etapas de alterações e detalhamento do projeto, assim chegamos em um ambiente personalizado e pensado para a situação do cliente. Você quer entender um pouco dessas etapas? Confere o nosso post sobre Projeto Executivo: A Importância para sua Obra, onde explicamos como funcionam as etapas e principalmente o detalhamento do projeto.
O grande diferencial no caso do projeto é a infinidade de opções e personalização dos móveis e do ambiente. As cores, dimensões e materiais são pensadas em específico para cada cliente.
O projeto, além dos móveis, também desenvolve os outros componentes do ambiente como: Revestimentos/Pisos e Pinturas; Cortinas e Persianas; Forro; Iluminação; Esquadrias e Vidraçaria; E os demais componentes que vão compor o ambiente como um todo.
Mas o projeto pode ter móveis planejados?
Sim! O projeto pode ter móveis planejados ou não. O objetivo do projeto é atender a necessidade e desejo do cliente, de diversas formas podemos atender as demandas e as formas de execução do projeto.
Qual é o melhor tipo de serviço para o meu perfil?
Primeiramente entenda qual é a sua demanda e qual é o seu desejo, ambos os serviços podem conseguir resolver as suas necessidades. Apenas os móveis podem solucionar o seu problema. Por outro lado o projeto pode ser feito com os móveis que você já possui e com algumas alterações no ambiente podemos solucionar a sua necessidade.
Por fim o seu espaço não é apenas metros quadrados, ele é parte de um sonho, representa um lar ou a idealização de uma empresa, que vai atender diversas pessoas e fazer parte da vida delas. Para construir esse sonho procure os profissionais que você vai se identificar e conseguir se conectar para produzir o melhor ambiente possível.