Cada vez mais para que um restaurante seja considerado convidativo e atrativo pelo cliente, são criados novos espaços e funções. Embora um espaço em especial sempre tenha estado em foco, a área externa do estabelecimento. Atualmente esse é um dos espaços mais desejados pelos clientes como local de consumo e recreação.
Desde um jardim aos fundos do restaurante, assim como a calçada de atendimento de um café de rua, a área externa tem seu potencial como agregador de experiências para o cliente.
Podemos dividir as áreas externas em cinco tipos, dependendo da implantação do restaurante no terreno ou de seu porte, são elas: Jardim de Fundos; Recuo Frontal; Varanda; Calçada de Atendimento; Terraço;
Da mesma forma dentro dessas tipologias, podemos analisar quatro fatores importantes: o layout do espaço, o paisagismo, o mobiliário e a iluminação. Esses quatro fatores vão nos auxiliar abaixo na analise de cada uma dessas tipologias.
ÁREA EXTERNA JARDIM DE FUNDOS
Essa é a tipologia onde mais se reconhece o valor da área externa para o estabelecimento, pois é uma das formas onde se tem mais espaço de aproveitamento para consumo.
Não deve ser apenas um jardim, mas um ambiente de experiência para o consumidor. Podemos identificar duas formas de apropriação do espaço, a primeira como um espaço completamente separado do espaço interno e se diferenciando principalmente pela presença da vegetação, e outro como uma extensão do espaço interno.
A vegetação pode ser usada como pano de fundo para o ambiente criando um ambiente recluso dentro do lote, deve-se evitar plantas caducifófias (folhas que caem), para não atrapalhar o consumo.
Do mesmo modo a iluminação pode ser usada para salientar a ambientação, valorizando a vegetação e sendo feita de modo indireta, criando uma experiência mais intimista.
ÁREA EXTERNA RECUO FRONTAL
Essa é a localização onde a área externa funciona como um cartão de visitas para o estabelecimento. Frequentemente é usado como espaço para destaque da fachada do local, mas também pode ser usado como espaço de consumo, e principalmente como aliado para atrair mais clientes.
Neste caso é indicado que o espaço externo se comunique tanto visualmente como esteticamente com o conceito do estabelecimento. A vegetação não deve bloquear a visão da fachada do estabelecimento e deve-se comportar mais como uma moldura do espaço construído, assim como a iluminação deve destacar a logo do empreendimento e valorizar a entrada.
Outro ponto para se destacar é o piso, para garantir a acessibilidade, o acesso deve ser preferencialmente em rampa ou no mesmo nível. Utilize pisos drenantes (grama, pedriscos e afins) apenas nas áreas de permanência.
VARANDA & CALÇADA DE ATENDIMENTO
Geralmente é o tipo de espaço mais presente nos estabelecimentos, mesmo com o espaço reduzido é possível trabalhar esses espaços não só como apoio.
As varandas podem ser trabalhadas principalmente com o mobiliário, trazendo uma nova atmosfera para o ambiente. Por outro lado, a vegetação pode ser implementada como pano de fundo para o ambiente, ou com jardineiras aproximando o contato das plantas com o cliente e possibilitando outras experiencias com espécies aromáticas.
Dependendo da disponibilidade do local, é possível transformar o espaço público ao redor do estabelecimento em um espaço de convívio. Com a inclusão de mobiliários urbanos, que além de funcionais para o empreendimento também colaboram com uma nova área de lazer para a cidade.
ÁREA EXTERNA TERRAÇO
Juntamente com os jardins essa tipologia de área externa tem se popularizado cada vez mais. Os terraços oferecem um grande diferencial, que é a visualização do entorno do empreendimento. Neste caso é indicado que não seja feita nenhuma obstrução da vista, inserindo um mobiliário apropriado para a utilização do espaço .
A vegetação pode ser trabalhada como barreira de proteção para o guarda corpo, dando uma maior segurança para o usuário, assim como a iluminação pode ressaltar a delimitação do espaço e focar nas mesas.
Definitivamente a área externa não precisa ser apenas um jardim, mas sim um foco para atrair mais clientes, trabalhando todos os pontos do espaço podemos criar um ambiente que se relaciona, não só com o espaço interno do seu estabelecimento, mas com o conceito e identidade visual do seu negócio.
Está à procura de um ponto comercial com área externa? Confira o nosso post “onde abrir o seu restaurante” para mais dicas sobre o espaço ideal para o seu negócio!