post1

Como Melhorar o Bem-Estar dentro do Espaço?

Já pensou em como a arquitetura pode ajudar a melhorar o seu bem-estar? Confira algumas dicas para o seu espaço.

O bem-estar é abordado por diversas áreas do conhecimento. Em uma definição mais ampla é estabelecido como:

“..um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de determinados males sociais”.

SETIÉN, Maria Luisa. Indicadores sociales de calidad de vida.

Mas e como a arquitetura se relaciona com ele mais especificadamente? Vamos conferir a seguir dois pontos importantes para essa relação.

A arquitetura tem uma relação ainda mais forte com o sentimento de bem-estar físico. Por meio de um projeto pensado para determinada localização, com uma situação climática definida, podemos criar espaços mais arejados, iluminados e confortáveis ao clima local. Um exemplo é uma casa em uma cidade com temperaturas elevadas, o uso de aberturas para ventilação natural é essencial, aberturas dispostas em paredes opostas ou adjacentes, permitindo a entrada e saída do ar, possibilitam trocas constantes do ar dentro do edifício, renovando-o e ainda, diminuindo consideravelmente a temperatura interna.

Do mesmo modo em uma relação mais abrangente, as experiências ou uso de espaços esteticamente agradáveis auxiliam na continuidade do sentimento de bem-estar. Da mesma forma as cores e texturas são fundamentais agindo sobre os sentidos, com maior ou menor intensidade, podendo estimular emoções, consciência e desejos individuais.

Confira abaixo 3 dicas bem práticas para você aplicar no seu espaço e torná-lo ainda mais aconchegante, aumentando o seu bem-estar.

AROMAS

Produtos como velas aromáticas e difusores de ambiente estão cada vez mais presentes no mercado e com aromas das mais diversas fragrâncias, mais uma dica para deixar seu ambiente sempre com um aroma agradável e de uma maneira fácil e prática é um vaso com uma muda de alecrim, o aroma dessa planta é relacionado com a sensação de tranquilidade, portanto, nada melhor para relaxar.

Alecrim sua fragrância auxilia para o bem-estar
Alecrim como opção de erva aromática

CORES PARA O BEM-ESTAR

Como já explicado essa é uma das formas visuais de relação com o bem-estar, na nossa sociedade as cores que mais transmitem sensações tranquilizadoras são: Amarelo – vinculado à luz, calor, descontração, otimismo e alegria; Verde – ligado à esperança, liberdade, saúde e vitalidade; Azul – associado à tranquilidade, serenidade e harmonia; Branco – relacionado à paz, pureza e limpeza.

E aí, que tal dar uma renovada na pintura do seu espaço?

Bem-estar Sala
Sala de estar em verde.

CONFORTO

Um mobiliário que promova o conforto é essencial, uma dica prática é acrescentar almofadas macias para estimular um contato mais agradável a um sofá ou poltrona, assim como o uso de pufes, que estimulam a sensação de relaxamento ao sentar, e a utilização de tapetes não ásperos que, visualmente, e ao tocar sejam suaves e prazerosos.

Almofadas e sofás baixos

Com todas essas dicas práticas fica bem mais fácil tornar os ambientes, seja da sua casa ou empresa, harmônicos e proporcionar assim o conforto aos usuários. Seja com uma pintura nova, com a adição de alguns objetos, ou até mesmo inserção de plantas comuns você mesmo pode fazer a diferença e criar um ambiente agradável.

Confira nosso post sobre Pintura Estratégica para seu Ambiente para ver mais como a escolha da cor pode influenciar o seu espaço. Siga nossas redes sociais para mais dicas de como a arquitetura pode melhorar o seu dia-a-dia.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print