IDENTIDADE VISUAL COMERCIAL

O que é Identidade Visual Comercial?

Você já se deparou com esse termo várias vezes, mas ficou na dúvida de como a identidade visual auxilia na sua marca ou empresa?

Esta é uma das peças fundamentais para a comunicação do seu negócio, com uma identidade visual comercial bem definida conseguimos aliar todos os meios de comunicação da sua empresa em uma linguagem única. Esta unificação beneficia não só a sua marca, como a leitura dos seus clientes sobre ela.

Primeiramente a identidade e comunicação visual sempre foram uma necessidade ao ser humano, para estipular um sistema de informação. Além disso historicamente sempre buscamos uma forma de expressão visual, que buscava de forma gráfica transmitir ou conservar a linguagem verbal.

Seja um rabisco, um desenho, uma cor, uma letra ou uma forma qualquer em destaque, em algum lugar, a comunicação visual tem no seu próprio conceito do termo, um único e fundamental objetivo: informar algo, silenciosamente, expressando um significado, definindo um local, uma situação, dando uma orientação.

(MINAMI, 2001).

Por outro lado a comunicação visual pode ser entendida de duas formas: casual e intencional. De acordo com, Bruno Munari (1968) em seu livro Design e Comunicação Visual, os meios de interpretação dessas formas são:

“Uma comunicação casual pode ser livremente interpretada por quem a recebe, seja ela uma mensagem cientifica ou estética, ou de outro tipo. Ao contrário, uma comunicação intencional deveria ser recebida na totalidade do significado pretendido pela intenção do emissor.”

(MUNARI, 1968, p.87)

Certamente a informação é algo inerente a arquitetura, o tipo e uso da informação pode ser encontrado em diversos formatos. Por exemplo: outdoors, placas, letreiros, painéis eletrônicos e cartazes. A relação com a arquitetura, pode ser “amigável”, desde que haja um controle e projeto que interligue o espaço edificado com a comunicação visual e o espaço livre.

IDENTIDADE VISUAL COMERCIAL

Identidade Visual comercial rua

De grande uso em estabelecimentos comerciais, as mídias classificadas como identificação tem a função de informar as atividades ou serviços exercidos em determinado local. Esses anúncios mantém relação direta com a edificação e o espaço adjacente, assim deve-se considerar a boa visualização pelo público alvo, as características físicas do local, a fachada e o tipo de produto ou serviço, entre outros.

No lote comercial é criada uma identidade conceitual da marca, organizada e disposta segundo critérios e princípios que visam representar, caracterizar e comunicar a marca ao seu usuário. Deste modo a identidade visual é um sistema que proporciona unidade e identidade a uma empresa, bem como a seus produtos ou serviços.

Por meio dela é possível o reconhecimento da empresa por parte do público. A identidade remete ao sentimento de pertencimento e de lugar. Essa conexão é feita pelos aspectos físicos e sua configuração, e da relação entre as edificações vizinhas e o espaço livre.

No ambiente comercial atualmente outras características e funções são associadas a identidade visual. Não apenas desempenhando o papel de identificação do local, mas englobando toda a estrutura física do local onde está inserido o empreendimento. Mais do que a oferta de produtos ou serviços, através da arquitetura e do design se busca, por meio das ambiências, uma experiência agradável desenvolvida pelo consumidor ou usuário dentro do local e da visão da empresa.

PAISAGISMO E COMUNICAÇÃO VISUAL

Mango the Line – AELAND

Certamente o tratamento paisagístico que os espaços livres recebem podem salientar a identidade visual. A vegetação e os materiais empregados no projeto além de delimitar o espaço físico, por meio de volumes, barreiras físicas ou planos que organizem e dominem o espaço, podem alterar o espaço psicológico por meio das texturas e cores presentes nas espécies vegetais e tipos de materiais estabelecendo assim uma comunicação visual com o meio urbano e seus usuários.

A identidade visual deve assim estar presente em todos os elementos gráficos e espaços construídos da sua empresa. A definição dessa identidade deve ser feita com o auxílio de profissionais de diversas áreas de atuação, desde o marketing até a arquitetura.

Ficou interessado em mais dicas de arquitetura comercial? Confira nosso post sobre layout de loja e fique ligado também nas nossas redes sociais.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print