post2

Quando devo Contratar um Arquiteto?

Confira nesse post a resposta para essas e outras perguntas que são muito comuns!

Afinal de contas contratar um arquiteto é caro demais? Será que vale à pena o investimento? Mas e se eu já sei o que quero fazer na minha obra, pra quê contratá-lo? E eu que já tenho um engenheiro, ainda assim preciso de arquiteto?

De acordo com a pesquisa do Datafolha, realizada a pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), mais de dois terços da população economicamente ativa do Brasil declara que gostaria de contratar um arquiteto. Mas então por que apenas 7% das pessoas efetivamente teve essa experiência?

Primeiramente devido ao pensamento cultural de que arquiteto é artigo de luxo, o que é totalmente equivocado, pois ele é muito mais que isso, é uma necessidade!

Você deixaria seu sonho nas mãos de alguém que não seja especialista no assunto? Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa estimável a longo prazo. Afinal de contas, independentemente de ser sua casa ou seu negócio, você precisa de um ambiente que atenda suas necessidades e seja tecnicamente bem executado, garantindo uma melhor qualidade de vida, uma construção em boas condições e com otimização dos custos. Esse é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais.

Planejamento ao contratar um arquiteto.

Mas e se ter esse profissional ao seu lado é tão importante, quando é o momento ideal para contratá-lo? A resposta é simples, o quanto antes!

PLANEJAMENTO

Então você decidiu que precisa construir ou reformar seu imóvel. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o arquiteto, pois é já no início que ele vai te ajudar, esclarecendo todas as suas dúvidas:

  • Será que o terreno que estou escolhendo comporta a edificação que eu preciso?
  • Será que a inclinação do terreno e sua orientação solar estão favoráveis ou desfavoráveis ao meu projeto?

Quanto antes esse profissional entender tudo que você precisa, melhor será o resultado final e quanto melhor o planejamento, maior será o custo-benefício da sua obra.

ECONOMIA AO CONTRATAR O ARQUITETO

Ah, tudo bem, eu sei que eu deveria contratar um arquiteto, mas é muito caro.

MITO!

Geralmente o investimento envolvido é de aproximadamente 5% a 10% das despesas totais da obra. O que significa um valor acessível para ter um profissional de qualidade cuidando da sua obra.

Economia ao contratar o arquiteto.

Inclusive esse investimento geralmente se converte em lucro, pois você evita de comprar material a mais ou a menos. Já que será calculada a quantidade necessária de cada item, por meio de um orçamento, facilitando sua programação financeira.

“Toda construção com planejamento custa menos no fim das contas, pois esse é o melhor instrumento para se prevenir contra imprevistos”

Pedro da Luz Moreira – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ)

SEGURANÇA

Toda obra, por menor que seja, deve ter um registro de responsabilidade técnica (RRT), que é um documento feito pelo arquiteto junto ao órgão regulamentador da profissão – CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). É esse documento que garante ao cliente um responsável assumindo os compromissos envolvidos na execução de seu projeto.

A segurança também depende de um bom projeto e de uma obra bem planejada e executada. Ou seja, é preciso atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado. Além disso uma obra feita sob orientação de um arquiteto torna seu investimento seguro, pois oferece menores riscos e propensão a erros e perda de tempo.

VALORIZAÇÃO AO CONTRATAR O ARQUITETO

Um projeto bem pensado para o imóvel vai valorizar o preço comercial, aumentar a funcionalidade dos móveis e ambientes, deixando espaço para que as pessoas se movimentem com conforto e comodidade.

Valorização do ambiente.

É preciso deixar cada vez mais claro a necessidade de um arquiteto para qualquer construção ou reforma, pois com ele a obra vai ter mais qualidade com menor custo. Esse é o profissional que sabe otimizar o seu projeto, explorando o potencial e propondo ambientes funcionais e interessantes. Todo espaço por menor que seja será valorizado, com o uso de uma iluminação inteligente aproveitando a luz natural, zelando pelo bem-estar e conforto, garantido também boa ventilação e um acabamento adequado. Portanto, cada detalhe pensado exclusivamente para sua necessidade só vai valorizar cada vez mais o imóvel.

Gostou dessa dica? Confira também nosso post sobre Planejamento de Obra e tenha mais informações para a sua obra ser um sucesso!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print