Muitas pessoas passam mais tempo da sua vida no escritório do que na própria casa, então é importante estar num ambiente funcional, confortável que propicie uma boa qualidade de vida! Se você é empreendedor, está precisando de uma reforma no escritório para melhorar o ambiente de trabalho, mas não sabe por onde começar, essas 5 dicas vão te dar um norte para tirar seu sonho do papel!
Nós sabemos que passar por uma reforma nunca é fácil, especialmente quando se trata de um ambiente corporativo. Apenas a ideia de passar por uma obra em qualquer ambiente, causa um certo desconforto. Porém, é necessário ter em mente que espaços empresariais precisam de manutenções periódicas, tanto para o conforto dos funcionários, como clientes, uma vez que as instalações e os ambientes de trabalho são o grande cartão de visitas de uma empresa. Mas como garantir o sucesso da reforma do seu escritório?
01 – Planeje com antecedência a reforma do escritório
Notou que é hora de mudar o espaço de trabalho? Observe com atenção o ambiente alvo dessa reforma e se atente ao detalhes. Qual será o tipo de reforma necessária? Ela é mais de aparências ou mais estrutural? Quais os prazos para que a obra esteja concluída e no que essa reforma irá impactar: alguma equipe terá que ser deslocada ou ficar de home office? Como vocês vão manter a dinâmica do trabalho enquanto esse espaço ficará sem uso?
Verifique também a época do ano mais adequada para essa mudança. Use os meses mais tranquilos na rotina da sua equipe. E se precisar mudar algo externo, como jardim ou a fachada, opte por um período mais seco.
Se planeje também na questão financeira, tenha uma parte do caixa prevista para isso. Com um bom detalhamento você poderá realizar também orçamentos diferentes tanto de material quanto mão de obra e comparar o custo-benefício de cada um.
02 – Converse com os colaboradores antes da reforma do escritório
Ninguém melhor do que sua equipe para te ajudar a descobrir que tipo de reforma o espaço está precisando, afinal são eles que passam a maior parto do dia nesse ambiente, não é? Mas atenção! Só fique atento para saber discernir entre o que é um desejo pessoal do que é uma necessidade efetiva do espaço.
E não deixa de fazer parte do planejamento avisar com antecedência os funcionários. O ambiente pode se tornar um pouco estressante devido às mudanças, você pode pensar em soluções alternativas, como home office, reuniões externas e até férias coletivas.
Todo mundo já sabe que, quando um colaborador se sente satisfeito com o local em que trabalha, ele desenvolve melhor e mais rápido um trabalho com excelência. E, no final das contas, é exatamente para isso a reforma, melhorar a qualidade de vida de todos que usam esse espaço, assim como suas atividades.
03 – Contrate profissionais
Certamente você busca pelos melhores profissionais para trabalhar no seu escritório e ajudá-lo a se desenvolver, não é mesmo? Por que você faria diferente na hora da sua reforma? Contar com profissionais qualificados tanto para o projeto como para a execução é o que te ajudará a ter sucesso na sua mudança.
Procurar por profissionais de projeto com experiência na área corporativa pode te ajudar muito e vai te trazer a melhor forma de usar o espaço físico disponível. Assim como contratar uma mão-de-obra especializada, fazendo uma reforma mais rápida e eficiente. Não se engane com o barato que sai caro, contratar o pedreiro do bairro pode ser tentador, mas lembre-se dos gastos com tempo extra de reforma, compras de materiais e ajustes. Uma equipe bem preparada é o que te ajudará a economizar no final!
04 – Opte por soluções flexíveis
A empresa está sempre em mudança e expansão, por isso que você já está pensando em reformar seu espaço. Escolher soluções que sejam flexíveis, tornando o ambiente adaptável conforme a necessidade te ajuda a postergar uma próxima reforma, o que resulta em um melhor resultado para o investimento feito.
Alguma soluções simples são: usar móveis soltos, que podem ser reorganizados, tubulações aparentes, piso elevado, divisórias que sejam móveis, além de pisos vinílicos clicados ou carpetes modulares e forros minerais modulares, que facilitam aplicação e possível alteração. Nesse caso, quando for preciso aumentar a equipe você já estará preparado.
Para entender melhor como lidar com a expansão da empresa na arquitetura, é só acessar esse nosso outro artigo!
05 – Use materiais de boa qualidade
Seguir as dicas e especificações do seu arquiteto de confiança, vai não só facilitar a compra, como também tornar a obra mais durável.
Hoje em dia existe uma infinidade de opções de materiais e acabamentos com os mais diversos valores. Antes de comprar, compare os preços e condições de pagamento. Atenção aqui também! Desconfie de valores muito abaixo do mercado, porque isso pode indicar que o produto possui qualidade ou é de linha inferior.
Agora é só começar a planejar sua reforma!
Certamente agora você já está mais preparado para pensar na reforma do seu escritório. Não esqueça de compartilhar com quem também precisa ver essas dicas!
Se tiver alguma dica, ou se ficou com alguma dúvida, manda aqui para nós! E se você ainda não sabe o que considerar na reforma do seu escritório, veja aqui os principais itens!
E não se esqueça de contratar um escritório de arquitetura qualificado para te auxiliar do início ao fim dessa empreitada!