Realmente são diversos os Tipos de Restaurantes, mas você já se perguntou qual a origem desse termo, e o que ele significa?
Embora já houvessem estabelecimentos nesse tipo, o conceito de restaurante passou a tornar-se popular na segunda metade do século XVIII. Entende-se que essa palavra (restaurant em francês) se relaciona com o fato de que esses locais “restauravam” o estômago de quem o frequentava.
TIPOS DE RESTAURANTES
BISTRÔ
Primeiramente, vamos falar desse estilo de restaurante Francês, pequeno e despretensioso, que valoriza a interação entre o cliente o dono, um relacionamento personalizado. O cardápio é mais sazonal, ou seja, não fixo, de acordo com os ingredientes disponíveis no mercado. Dessa forma possui uma arquitetura mais intimista.
BRASSERIE
Também é um dos tipos de restaurantes com origem francesa, embora com grande influência alemã. É como se fosse um bar/cervejaria, com um foco grande na bebidas, especialmente cerveja. É um ambiente mais descolado, normalmente conta com música ao vivo, aqui o cardápio é mais simplificado.
TIPOS DE RESTAURANTES: BUFFET
O conceito de “buffet de refeições” tem resistido ao teste do tempo, desde a Idade Média, e continua a ser uma escolha popular no mundo todo. Também intitulado como Self-Service, é um conceito de restaurante onde os clientes escolhem sua refeição entre uma variedade de pratos dispostos em uma mesa.
CAFÉ
Também chamado por cafeteria, bem como coffee shop. Sua origem é européia, e seu modelo é comumente associado à França. Aqui a atmosfera é casual, sem pressa. É comum usar mesas ao ar livre. Pode ou não oferecer serviço de mesa, geralmente oferecem diversos tipos de café, café expresso, salgados. Porém, às vezes, um café pode se parecer e se confundir um pouco com um bistrô, oferecendo refeições completas.
CANTINA
A cantina é um dos tipos de restaurantes associados à gastronomia italiana, mesmo que se encontre cantinas com outros conceitos culinários. Costuma ser um espaço mais informal e familiar, onde é preparada uma boa e farta comida, cujos pratos podem podem servir três ou até mais pessoas.
FINO
Conhecidos por Fine Dining ou também como “Jantar Excelente”, diz respeito a restaurantes requintados, assim como sugere o nome . Aqui é o espaço do melhor da alta gastronomia, além da atmosfera diferenciada e única, com assinatura de um grande chef. É aqui, também, que o cardápio é mais caro, podendo ser a la carte, ou menu degustação.
GRILL
Pode-se dizer que é um tipo de churrascaria mais sofisticada. Normalmente possui um buffet com os acompanhamentos e sobremesas, oferecendo uma grande variedade. O cardápio, que costuma incluir também carnes silvestres, frutos do mar, etc., pode ser tanto a la carte quanto rodízio. Esse preparo quase sempre é assado ou grelhado.
TIPOS DE RESTAURANTES: FAST FOOD
Super popular, funciona com rápido serviço de comida e preços acessíveis. Geralmente afeta um público mais jovem, mas, pela praticidade acaba conquistando diferentes públicos. Esse tipo de restaurante é tipicamente cadeia de franquia, como Mc Donald’s e Burger King.
Além desses, ainda existem outros conceitos de restaurantes, inclusive cada vez surgem mais, por exemplo food truck, fast-casual, clássico, etc.
Para escolher qual será o conceito do seu, é preciso pensar igualmente em quem será o público, qual o menu e o preço juntamente com a localização. Se atente que a cozinha do negócio de gastronomia precisa estar alinhada com arquitetura e o design, para que a experiência seja única para o cliente, só assim o restaurante será bem-sucedido!
Se você tiver mais dúvidas sobre esse assunto, ou tiver interesse, veja como Montar sua Cozinha Industrial e Onde Abrir seu Restaurante.