Conceito de Restaurante - design de experiência

Conceito de Restaurante: Como criar?

Por que você quer abrir um restaurante ? Qual é o seu propósito? Entender de cozinha industrial, saber administrar um negócio e saber qual o tipo do seu restaurante não é o suficiente para o sucesso, financeiro ou pessoal. É preciso criar um conceito de restaurante.

É claro que a comida importa, mas quando você vai a um restaurante, qual o real motivo de escolher lá? A experiência que você vivencia indo até lá é 360º, ou seja, absolutamente tudo que seus sentidos percebem afetam essa escolha no final, é essa atmosfera que te convence.

Mas o que é PROPÓSITO?

O Golden Circle (Círculo Dourado) é a melhor forma de se explicar e entender o propósito, muito mais simples e atual do que “missão, visão e valores”. Esse conceito, criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, tem como objetivo criar e desenvolver um negócio de sucesso.

Aqui nós vamos do cerne ao entorno do negócio. São três esferas: por quê, como e o que? Indo do centro à borda. Enfim, ter um por quê é o que te fará descobrir como e não o inverso, e esse é o segredo do sucesso.

Restaurante com propósito
NOMA: Melhor restaurante do mundo por 4 anos, cujo propósito é valorizar os ingredientes locais.

Conceito de restaurante e a EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Segundo Lexico, a experiência é: ato ou efeito de experimentar (sentir, conhecer ou presenciar) algo. É um conhecimento que se adquire por meio do uso dos sentidos. Tanto na esfera digital, com presencial, seja a qualidade da refeição, o atendimento ao cliente, ou só a forma como o usuário se sente em relação a sua marca (ou Branding Experience), a experiência positiva é essencial pra um cliente continuar frequentando um determinado restaurante.

A grande mudança de um restaurante que foca na experiência do cliente com os demais é o princípio de servir ao invés de vender. E para isso é preciso conhecer seu público- alvo, e mais ainda a persona, assim como o comportamento dele em um nível pessoal. Aqui a grande vantagem é que você deixa de competir com produtos cada vez mais baratos. Passando a competir no atendimento de forma inesperadas, diferenciada e altamente valorizadas.

Experiência do usuário no restaurante
KAIKAYA: a experiência do tropicalismo brasileiro na Espanha.

STORYTELLING dentro do conceito de restaurante

Mas e o que é isso? Storytelling consiste em conquistar o consumidor por meio de histórias do seu negócio. É uma técnica, onde histórias de toda a vida são narradas, e com ela você pode captar a atenção do cliente, provocando sensações fortes (felicidade, satisfação, susto). Assim, pode estabelecer conexões mais íntimas, o que ajuda na fidelização. Essa história pode ser contada no espaço físico (na ambientação, criando toda uma atmosfera), nos pratos (seja o menu, o empratamento ou até o nome dos pratos), no slogan, nas mídias sociais, etc.

Percebe como é a emoção, o sentimento que está no centro de tudo, é o cerne do conceito de restaurante? Aquele por quê do seu círculo dourado, vai te guiar, como um GPS, em busca da sua realização e dos seus clientes. Assim o o sucesso e lucro serão consequência!

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que tem interesse de abrir um restaurante ou quer melhorar a experiência do cliente? Compartilhe esse post. Vamos juntos criar novos conceitos, novos lugares e novas experiências!

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