ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO

Espaço de Descompressão

Já pensou em implantar um espaço de descompressão na sua empresa? Quais seus benefícios e tipos de uso?

O espaço de descompressão vem ganhando foco como um meio de estímulo e preservação do bem-estar dentro do ambiente corporativo.

Atualmente o ambiente corporativo se configura como um espaço versátil, atendendo às constantes mudanças empresariais. Cada vez mais se relacionando com o conforto e o bem-estar de seus colaboradores, assim visando alcançar o potencial total das equipes de trabalho.

Da mesma forma, uma tendência observada para os ambientes corporativos são os chamados openspaces. Essa ambientação interna proporciona maior liberdade de layout e compartilhamento de elementos e informações.

Exemplo de Ambiente Corporativo em conceito aberto.

Esse conceito pode ser observado em espaços como áreas externas de convivência, salas de reunião informal e espaços de descompressão, que estão cada vez mais presentes nos programas das empresas.

BENEFÍCIOS DO ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO

Os estímulos do ambiente corporativo são sentidos pelos usuários mesmo que não se tenha consciência, sendo que cada um resulta em uma resposta comportamental. Um comportamento frequentemente associado a pressão desses ambientes é o estresse.

Pesquisas relacionadas ao bem-estar em ambientes corporativos têm como enfoque o uso de vegetação nesses espaços. A análise é feita a partir dos efeitos físicos e emocionais que a presença das plantas tem em um usuário dentro de um ambiente fechado.

Em artigo publicado pela Universidade de Queensland Austrália (2014) a respeito da pesquisa “Leafy-green better than lean” o coautor do trabalho Alex Haslam relata em síntese que:

“…a inserção de plantas em um escritório ajuda o local de trabalho a se tornar um lugar mais agradável, confortável e rentável.”

Inserção de plantas dentro do ambiente de trabalho.

O alvo da pesquisa foram dois escritórios localizados no Reino Unido e na Holanda. Onde foram analisados os níveis de produtividade ao longo de dois meses em ambientes com e sem vegetação e constatou-se o aumento de 15% nos níveis de produtividade. Dessa forma o pesquisador atrela o resultado à sensação dos funcionários de que o uso das plantas no ambientes passa a mensagem de que o empregador se preocupa com o seu bem-estar.

USO PASSIVO DO ESPAÇO (RELAXAMENTO)

A princípio podemos definir dois tipos de usos para os espaços de descompressão. Primeiramente o uso passivo, neste tipo os espaços são destinados para a finalidade principal de relaxamento e descanso. As cores utilizadas no ambiente são mais calmas e com o objetivo de tranquilizar. Os materiais são utilizados em sua forma “pura”, sem nenhum tipo de revestimento ou alteração de sua forma ou cor, é utilizada principalmente a madeira para transmitir a sensação de conforto. O mobiliário é voltado para o descanso e relaxamento, predomina o uso de poltronas, espreguiçadeiras, pufes e decks.

Da mesma forma a presença das plantas também é um fator a ser considerado, podendo aliar as espécies vegetais com suas propriedades dentro da aromaterapia. Para ampliar a sensação de relaxamento podemos citar como exemplo de espécies: Camomila, Jasmim, Lavanda, Citronela, Tangerina e Pau Rosa.

Proposta de espaço de Descompressão Externo para a Novak consultoria contábil.
Proposta de espaço de Descompressão Externo para a Novak consultoria contábil.

USO ATIVO PARA O ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO

Por outro lado, o uso ativo do espaço tem como finalidade a implantação de atividades de recreação. Desse modo podemos incluir jogos de equipe ou dupla como: ping pong, air hockey, sinuca, pebolim (futebol de mesa) e mini golf. Além de promover uma pausa na rotina de trabalho, a inserção desses jogos favorece o crescimento das relações entre a equipe e o fortalecimento do fator humano da empresa. Nos espaços de uso ativo geralmente é utilizada a temática de energia e alegria, sendo usado no espaço cores fortes e mobiliários de destaque e de uso lúdico.

Proposta de Espaço de Descompressão para a Agência WDK.
Proposta de Espaço de Descompressão para a Agência WDK.

Em suma a inserção do espaço de descompressão é um nova forma de organização espacial das empresas. Essa nova tendência vem em conjunto com as novas formas de relações pessoais entre os colaboradores e visando o bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

Gostou dessa dica? Confira também nosso post sobre Como a Arquitetura Influencia no Bem-Estar das Pessoas. Está pensando em renovar a sua empresa? Não deixe de entrar em contato com a Estúdio k!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print